COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL, ASSERTIVIDADE, GESTÃO DE CONFLITOS E EQUIDADE – CHEFIAS
Objetivos Gerais
No final da formação, Comunicação Interpessoal, assertividade, gestão de conflitos e equidade – Chefias, os formandos deverão ser capazes de identificar e implementar estratégias organizacionais e individuais de prevenção e promoção de locais de trabalho saudáveis. Serão ainda capazes de liderar eficazmente equipas de trabalho, gerindo de forma construtiva os conflitos e usando uma comunicação ética, inclusiva e assertiva.
Objetivos Específicos e Benefícios da Comunicação Interpessoal, assertividade, gestão de conflitos e equidade
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar os fatores de risco psicossociais no ambiente de trabalho.
- Aplicar práticas de liderança baseadas em valores éticos, como respeito, justiça e integridade.
- Implementar estratégias para prevenir comportamentos ofensivos e criar uma cultura organizacional ética.
- Identificar sinais de burnout, assédio moral e assédio sexual e implementar medidas preventivas.
- Utilizar a comunicação não violenta e aplicar competências de regulação sócio emocional nas relações interpessoais.
- Aplicar estratégias eficazes de resolução de conflitos e fornecer feedback construtivo.
- Alinhar a equipa em torno da missão, visão e valores da organização.
- Aplicar comportamentos de liderança adequados em diferentes fases do ciclo de vida da equipe e promover o autocuidado e técnicas de ativação e relaxamento em contexto laboral.
Destinatários
Quadros com responsabilidade de chefia, supervisão e coordenação de pessoal.
Duração e Modalidade da Formação
20 horas – Formação de Atualização/Aperfeiçoamento.
Investimento
Sob consulta.