ISO 9001:2015

ISO 9001 – SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001 é a norma de Sistemas de Gestão mais utilizada em todo o mundo, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

Serviços – Fases de Implementação da ISO 9001

  • Realização de um diagnóstico inicial para avaliar a situação da empresa e entender as atividades da empresa relativamente ao sistema de gestão de acordo com a legislação em vigor e norma de referência.
  • Análise e reestruturação dos processos aplicáveis.
  • Análise e redefinição da documentação existente;
  • Definição dos documentos do sistema que permite a sua implementação em conformidade com a norma referência, nomeadamente: processos, procedimentos, instruções de trabalho, manuais, etc;
  • Apoiar a empresa na elaboração de documentação de suporte ao sistema (p. ex.: matriz de riscos, revisão do sistema, planos…);
  • Apoiar a empresa no processo de seleção e candidatura da entidade certificadora.
  • Dirigir a preparação/execução de uma auditoria interna global ao sistema.
  • Elaborar propostas de ações.
  • Apoiar a empresa na análise do relatório da auditoria do organismo certificador/acompanhamento e proposta das ações.
Beneficie da nossa equipa de consultores especialistas para a implementação de um Sistema de Gestão focado na Qualidade, na Melhoria Contínua e na Satisfação do Cliente
Ainda não procedeu à transição para a ISO 9001:2015? A nossa equipa de consultores especialistas poderá apoiá-lo ao longo de todo o processo.

A transição para a ISO 9001:2015 deverá ser efetuada até setembro de 2018.

A ISO 9001:2008 deixará de ser reconhecida, o que significa que todas as Organizações, certificadas de acordo com esta norma, perderão a certificação.


 A certificação de acordo com a ISO 9001 reconhece o esforço da Organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.
 Os aspetos essenciais a assegurar com a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a ISO 9001 são os seguintes:

  • Satisfazer as expectativas dos clientes, assegurando não só a sua fidelização, mas também a competitividade e o desenvolvimento sustentável;
  • Assegurar, de forma inequívoca e transparente, às diversas partes interessadas que a organização implementou e mantém um Sistema de Gestão da Qualidade adequado e que potencia a dinâmica da melhoria contínua;
  • Proporcionar uma maior notoriedade e melhoria da imagem perante o mercado;
  • Evidenciar a adoção das mais atuais ferramentas de gestão;
  • O acesso a mercados e clientes cada vez mais exigentes;
  • Confiança acrescida nos processos de conceção, planeamento, produção do produto e/ou fornecimento do serviço.
A recente revisão da ISO 9001 para a sua versão mais atual, 2015, foca, sobretudo, com os seguintes aspectos:

  • Adaptação a um mundo em mudança;
  • Proporcionar uma base para a integração com outros sistemas de gestão;
  • Aumentar a capacidade das organizações de satisfazer os seus clientes;
  • Proporcionar um maior foco no cliente;
  • Estabelecer uma base consistente para o futuro;
  • Refletir a cada vez maior complexidade dos meios nos quais as organizações operam;
  • Assegurar que a nova norma reflecte as necessidades de todas as partes interessadas;
  • Maior enfoque em “riscos e oportunidades” / “pensamento baseado em risco“;
  • Mais ênfase nos Princípios de Gestão da Qualidade;
  • Melhor alinhamento com os processos de Gestão de Negócios;
  • Gestão do conhecimento;
  • Proporcionar uma maior flexibilidade com a documentação.
  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Comprometimento das Pessoas
  • Abordagem por Processos
  • Melhoria
  • Tomada de decisão baseada em Evidências
  • Gestão das Relações
A ISO 9001, baseada na estrutura comum de Sistema de Gestão, apresenta um elevado nível de compatibilidade com a ISO 14001, o que permite a integração com estes ou outros sistemas de gestão existentes.
 
 

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