OHSAS 18001 – SISTEMA SAÚDE SEGURANÇA OCUPACIONAL
A certificação OHSAS 18001 permite às organizações gerir os riscos operacionais e melhorar o seu desempenho. A norma oferece orientações sobre avaliações de saúde e segurança e sobre como gerir os aspectos de saúde e segurança das atividades de seu negócio de forma mais eficaz, levando em consideração a prevenção de acidentes, a redução de riscos e o bem-estar de seus colaboradores.
Serviços – Fases de Implementação
Realização de um diagnóstico inicial para avaliar a situação da empresa e entender as “actividades da empresa” relativamente à Qualidade, Ambiente e Responsabilidade Social de acordo com a legislação em vigor e normas de referencia.
Análise e estruturação dos processos aplicáveis à Associação.
– Análise e reestruturação da documentação existente (organigramas, funções, comissões…);
– Definição dos documentos do SIG que permitam a sua implementação em conformidade com as normas referência, nomeadamente: processos, procedimentos, instruções de trabalho, etc.…
– Apoiar na revisão do Manual de Gestão do SIG;
– Apoiar a empresa na revisão (e elaboração do respectivo relatório) do SIG de forma a garantir e avaliar a sua eficácia;
– Apoiar a empresa na elaboração do processo de selecção e candidatura da entidade certificadora.
Elaborar uma grelha de requisitos a incluir na avaliação.
Dirigir a preparação/execução de uma auditoria interna global ao SIG;
Elaborar propostas de acções correctivas.
Apoiar a empresa na análise do relatório da auditoria de concessão (1ª e 2ª fase) / acompanhamento e proposta das acções correctivas.
Garantir um apoio sistemático e estruturado por parte da equipa de consultores por forma a garantir a melhoria contínua do sistema.
A identificação, avaliação e controlo de riscos relacionados com a Segurança e Saúde no Trabalho reflectem a preocupação com o bem-estar dos colaborares, potenciando a sua motivação e identificação com os valores da organização.
A implementação de um Sistema de Gestão da Saúde da Segurança Ocupacional, suportado na prevenção e no compromisso para a melhoria contínua, deve ser enquadrada pela sua missão, política e objetivos, assim como pela natureza dos processos e produtos de cada organização e pela cultura organizacional específica.
Redução de Riscos de acidentes e de doenças profissionais;
Melhoria da imagem da organização;
Evidência do compromisso para o cumprimentos da legislação aplicável;
Redução de custos;
Maior eficácia e pro-atividade ao nível do planeamento operacional.