A nossa transição para a nova norma ISO 9001:2015

ISO 9001:2015 APCER

A APCER considerou importante partilhar a história do INFEIRA na transição para a nova norma ISO 9001:2015.

Este foi o resultado, partilhado por todas as empresas ligadas à APCER.

Testemunho: Uma transição focada na Gestão de Riscos e Oportunidades”

Logo Infeira PNG“O INFEIRA é uma empresa certificada, com uma experiência e know-how superiores a 20 anos, no que à implementação, assessoria e auditorias de Sistemas de Gestão diz respeito. A nossa equipa de especialistas tem demonstrado um elevado sucesso junto dos inúmeros clientes que encontram no INFEIRA uma solução personalizada, diferenciadora e muito próxima da realidade do nosso tecido empresarial.
Esta atuação diferenciadora conduziu, naturalmente, a uma abordagem inovadora perante a Revisão da ISO 9001:2015. A introdução no quotidiano empresarial de conceitos como a mudança, a incerteza ou a complexidade conduziram o INFEIRA a uma necessidade premente de Gestão de Riscos. Esta alteração, agora introduzida pela revisão da norma, reveste-se de uma elevada importância tendo em conta o maior grau de incorporação destes conceitos na realidade das empresas.

A Gestão de Riscos conduz as empresas a uma atividade de análise e avaliação mais fina e cuidada da sua envolvente interna e externa, permitindo identificar os fatores que podem influenciar positiva ou negativamente a Organização. Este foi o principal desafio lançado, e superado com elevado grau de sucesso, pela transição para a nova norma.

O desafio associado à identificação de riscos e oportunidades, a identificação de relações causa-efeito ou a constituição de medidas preventivas/potenciadoras conduziu a um inesperado envolvimento de toda a Organização. O resultado foi excecional e acima das melhores expectativas. A noção de Risco, enquanto um desvio (positivo ou negativo) face ao esperado, foi totalmente interiorizada pela equipa do INFEIRA, que prontamente identificou, nas diferentes áreas (Incentivos, Formação, Consultoria) os mais variados riscos e oportunidades, nunca esquecendo a relação com uma outra dimensão relevante para o contexto da Organização – Stakeholders.

Este conhecimento das Partes Interessadas conduziram não só a uma análise/debate mais interessante e enriquecedor, como aumentaram significativamente a probabilidade de sucesso do INFEIRA em satisfazer mais e melhor os seus Clientes. A procura constante pela criação de valor e o cumprimento das necessidades e expectativas das Partes Interessadas constituem uma resposta eficaz na redução significativa do risco de sustentabilidade da nossa Organização.

Os nossos principais desafios consistiram em:

  • Adequar de uma forma simples os objetivos pretendidos pela norma à estrutura da Empresa;
  • Aumentar a capacidade de desenvolvimento de ferramentas dinâmicas de apoio à Gestão;
  • Inteirar toda a estrutura de Recursos Humanos na implementação e integração dos objetivos;
  • Identificar os diferentes riscos associados às atividades e serviços desenvolvidos;
  • Desenvolver um modelo de fácil inclusão nas necessidades de todos os potenciais clientes.

Portanto, se todo este processo de revisão e transição para a nova norma ISO 9001:2015 conduziu a resultados inesperados e extremamente positivos no INFEIRA, imagine o que poderemos alcançar, JUNTOS, na sua Organização! Importa apenas salientar que a auditoria de transição realizada pela APCER veio validar, de forma muito positiva, toda a metodologia definida. Pelo que neste momento, o INFEIRA encontra-se idóneo para a sua aplicação em futuros clientes.”

Marisa Silva

Diretora de Serviços de Consultoria – Implementação de Sistemas de Gestão

ISO 9001:2015
 
 

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