Revisão ISO 9001 2015

Revisão ISO 9001 2015 INFEIRA

A Revisão ISO 9001 2015 visa permitir maior facilidade de integração dos diferentes sistemas de gestão.

A Revisão ISO 9001 2015 (e 14001) tem como objetivo reflectir os ambientes cada vez mais complexos em que as organizações actuam, disponibilizando uma mesma estrutura para os próximos dez anos. Serão tidos em consideração alguns aspetos essenciais como a melhoria do seu desempenho e refletindo melhor os interesses dos colaboradores, clientes e outros stakeholders.

As organizações já certificadas por estas normas terão necessariamente que fazer a transição e enfrentar novos desafios, nomeadamente gerir a mudança – quer de atitude por parte das suas pessoas quer provavelmente de políticas, objectivos e processos – para que os resultados sejam os esperados e pretendidos por todas as partes envolvidas.

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Comprometimento das Pessoas
  • Abordagem por Processos
  • Melhoria
  • Tomada de decisão baseada em Evidências
  • Gestão das Relações
A necessidade de Revisão ISO 9001 2015 prende-se com os seguintes aspectos:

  • Adaptação a um mundo em mudança
  • Proporcionar uma base para a integração com outros sistemas de gestão
  • Aumentar a capacidade das organizações de satisfazer os seus clientes
  • Proporcionar um maior foco no cliente
  • Estabelecer uma base consistente para o futuro
  • Refletir a cada vez maior complexidade dos meios nos quais as organizações operam
  • Assegurar que a nova norma reflecte as necessidades de todas as partes interessadas
  • Maior enfoque em “riscos e oportunidades” / “pensamento baseado em risco
  • Mais ênfase nos Princípios de Gestão da Qualidade
  • Melhor alinhamento com os processos de Gestão de Negócios
  • Gestão do conhecimento
  • Proporcionar uma maior flexibilidade com a documentação.
  • Liderança – Um maior foco no estabelecimento dos objectivos e um maior alinhamento destes com a estratégia da organização, promovem um maior envolvimento e responsabilização da Liderança das Organizações.
  • Integração de processos – Com a introdução de uma nova estrutura na organização das normas dos sistemas de gestão, é promovida uma harmonização entre as diferentes normas e portanto maior integração entre as mesmas. Consequentemente espera-se que com uma maior integração e relação entre processos e actividades resulte maior valor e eficiência para a Organização.
  • Gestão da mudança – Compreender quais os riscos e desafios que se colocam ao negócio e que podem ter impacto na capacidade da Organização responder aos requisitos dos seus clientes, promovendo, assim, uma abordagem preventiva.

Para além das alterações acima referidas, a Revisão ISO 9001 2015 trás um conjunto alargado de vantagens destinado a beneficiar, não só as Organizações já certificadas, mas também as Organizações que ainda não se encontram abrangidas por esta norma. De salientar:

  • Menor ênfase nos documentos necessários
  • Maior ênfase em alcançar objetivos propostos
  • Necessidade de focar mais na obtenção de resultados e menos em documentação
  • Bom-senso em auditar requisitos subjetivos, isto é, há uma maior preocupação em acabar com as auditorias que se focam numa análise tipo cláusula-por-cláusula
  • Maior preocupação no Entendimento do Negócio da Organização, ou seja, analisar o negócio em que a Organização se insere é agora um foco importante, evitando uma implementação “cega”.
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