Revisão ISO 9001 2015

Revisão ISO 9001 - Header BLOG

Prestamos o apoio necessário à revisão ISO 9001:2015

O INFEIRA é uma empresa certificada, com uma experiência e know-how superiores a 20 anos, no que à implementação, assessoria e auditorias de Sistemas de Gestão diz respeito. A nossa equipa de especialistas tem demonstrado um elevado sucesso junto dos inúmeros clientes que encontram no INFEIRA uma solução personalizada, diferenciadora e muito próxima da realidade das empresas.

Com o foco na melhoria contínua, a própria ISO 9001 tem sofrido algumas revisões com o objetivo de adequar os seus procedimentos e exigências às constantes mutações do mercado.

Assim sendo, a Revisão ISO 9001 2015 reflete os ambientes cada vez mais complexos em que as organizações atuam. A melhoria do desempenho e o maior reflexo dos interesses dos stackeholders são exemplos de aspetos essenciais que são tido em conta nesta Revisão ISO 9001.

Todas as organizações certificadas pela versão anterior da norma ISO 9001 dispõem de um período de 3 anos, contados a partir de 2015, para proceder à adaptação do seu sistema de gestão da qualidade à Revisão ISO 9001.
A Revisão ISO 9001 2015 vem agora dar um passo em frente rumo a um foco no desempenho organizacional, exigindo às organizações que giram os seus processos para atingir os resultados desejados, que utilizem um “pensamento baseado em risco” na determinação do grau de planeamento e controlo necessários, gerindo processos e o sistema como um todo.

De acordo com a introdução à ISO 9001:2015 é referido que “A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica de uma organização que pode ajudar a melhorar o seu desempenho global e proporcionar uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável”.

  • Importa salientar que as organizações certificadas pela ISO 9001 2008 dispõe de um período de 3 anos, a contar desde 2015, para proceder à adaptação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a Revisão ISO 9001.
  • As organizações certificadas de acordo com as normas anteriores, que não efetuarem a transição para o novo referencial, perderão a certificação, exigindo o recomeço de um novo ciclo de certificação.
  • Será importante relembrar que as despesas, com processos de certificação e implementação de Sistemas de Gestão, são consideradas elegíveis, no âmbito das candidaturas a incentivos Portugal 2020Qualificação das PME.
  • O INFEIRA dispõe de uma equipa de consultores especialistas que assegurarão uma adequada análise à elegibilidade do seu projeto. Saiba mais aqui!