Apoio à Contratação | PORTUGAL 2020

Apoio à Contratação NORTE 2020 CENTRO 2020 PORTUGAL 2020

NORTE 2020 destina 20 milhões de apoio à contratação de doutorados

Incentivos Norte 2020 INFEIRA

O programa operacional regional do Norte destinou 20 milhões de euros de fundos comunitários para apoiar todas as empresas da região que queiram contratar pessoas com doutoramento, contribuindo assim para a sua competitividade. Através do Fundo Social Europeu (FSE), o Norte 2020 lançou dois novos concursos destinados a apoiar a contratação de “recursos humanos altamente qualificados dotados de grau académico com nível de qualificação igual a oito“, ou seja, com um doutoramento. Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), responsável pela gestão do Norte 2020, explica que a iniciativa pretende “contribuir para a competitividade das empresas através do incremento de competências empresariais em investigação e desenvolvimento tecnológico, intensificando as interações entre empresas e as entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação”.

Fonte: Lusa

CENTRO 2020 também disponibiliza apoio à contratação de licenciados, mestres e doutorados

Centro 2020 PORTUGAL 2020 INFEIRAPara além do NORTE 2020, também o CENTRO 2020 apresentou um conjunto de medidas (SI Qualificação de PME – “Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados), que visam apoiar todas as empresas desta região que promovam a contratação de Recursos Humanos altamente qualificados, com nível de qualificação mínimo igual a 6, ou seja, Licenciatura (Quadro Europeu das Qualificações com especialização profissional relevante), e com mais de 5 anos de experiência nas empresas.

Em ambos os Sistemas de Incentivo, são elegíveis despesas com recursos humanos cujo salário base seja no mínimo 1500 euros mensais. O valor do salário base máximo elegível é de 2600 euros mensais. Além do salário base são ainda elegíveis os respetivos encargos sociais obrigatórios. A duração máxima fixou-se nos 36 meses de apoio à contratação.