“INFEIRA consolida áreas de consultoria estratégica e de gestão”

Infeira - Revista Actualidade Consultoria

O INFEIRA presta já há mais de 20 anos um conjunto alargado de serviços para empresas e outras instituições, ligados às áreas da consultoria estratégica e de gestão, à formação profissional e aos projetos de investimento empresarial.

InfeiraO INFEIRA – Gabinete de Consultadoria, que conta já com mais de 20 anos de atividade, disponibiliza às empresas e outras instituições dos mais diferentes setores de atividade um conjunto alargado de serviços empresariais, focados na criação de valor, nas áreas da consultoria, formação profissional e projetos de investimento. “O principal objetivo do Infeira consiste em ajudar os nossos clientes a definir e compreender uma estratégia empresarial que permita o crescimento sustentado da organização”, disponibilizando, posteriormente, um conjunto de outros serviços que permitem concretizar essa estratégia, designadamente a nível de formação dos profissionais da empresa cliente, define José Carlos Silva, sócio gerente da empresa de Mozelos (Santa Maria da Feira).

Trata-se, assim, de uma “forma diferenciadora de atuar, que assegura a eficácia dos serviços disponibilizados pelo INFEIRA“, uma vez que estes são prestados dentro da ótica da estratégia definida pela empresa, potenciando assim “o valor acrescentado para o cliente”, contextualiza o responsável.

“Focamo-nos, portanto, em apresentar soluções inovadoras em áreas tão diversas como o ambiente, a internacionalização, a formação, o design e marketing, os estudos de mercado, finanças e gestão, projetos empresariais e programas de incentivos, bem como a investigação, desenvolvimento e inovação (IDI), ou a certificação no âmbito dos sistemas de gestão”, resume José Carlos Silva. O economista é um dos sócios fundadores da empresa, juntamente com Carlos Martins.

A principal área de negócio da empresa continua a ser a da consultoria em projetos de investimento e da candidatura aos sistemas de incentivos públicos, estando já a preparar as candidaturas ao Programa Portugal 2020. “O programa de incentivos Portugal 2020 pode constituir uma ferramenta poderosa para as empresas crescerem, se usada da forma adequada.

Acreditamos que os fundos disponibilizados pelos (novos) programas de incentivos deverão ser encarados, pelas empresas portuguesas, como um meio e não o fim (ao investimento), podendo gerar efeitos extremamente positivos no volume de investimento do mercado. Efetivamente, diz-nos a experiência, que estes instrumentos económicos são muitas vezes utilizados de forma improdutiva: muitas empresas optam por candidatar-se aos fundos disponíveis sem avaliar previamente se esses investimentos se enquadram na estratégia de crescimento de longo prazo da organização”, sem terem presente que tal candidatura “implicará igualmente o investimento de recursos próprios”, alerta o mesmo gestor. “O papel do INFEIRA, neste processo, à imagem do que desenvolveu em quadros comunitários anteriores, consiste em compreender o negócio do cliente numa perspetiva top to bottom, e avaliar, em conjunto com o cliente, a adequabilidade dos incentivos disponíveis.

José Carlos Silva

José Carlos Silva | Sócio-Gerente do INFEIRA

Estamos convictos de que seremos, uma vez mais, um elevado fator potenciador da competitividade das empresas nossas clientes”. “O período de transição entre quadros comunitários de apoio em que atualmente nos encontramos implica novos desafios para os diversos intervenientes”. De salientar, globalmente, o desafio de “apoiar as pequenas e médias empresas a competir num mercado cada vez mais globalizado, o que implica que estas tenham de sair da sua zona de conforto e abraçar a mudança rápida e novos desafios, nomeadamente em matéria de internacionalização. O papel do Infeira consiste em compreender o negócio do nosso cliente e, posteriormente, ajudar a definir uma estratégia que lhe permita crescer em ambos os mercados – doméstico e internacional – , área em que muitos de nossos clientes não possuem experiência”.

Por outro lado, o próprio INFEIRA assumiu internamente o desafio de avançar para outros mercados além de Portugal, acompanhando assim as empresas clientes nos seus projetos de investimento externo, bem como prestando serviço a empresas internacionais que se pretendam estabelecer ou investir em Portugal, revela José Carlos Silva, salientando desde logo a experiência da empresa em mais de 20 anos de atividade nos domínios da consultoria e formação nas mais diversas áreas profissionais.

“As empresas portuguesas que vão ter sucesso na próxima década são as que possuem uma estratégia expedita e corajosa para enfrentar a rápida alteração das condições económicas a nível global. A crescente globalização e integração dos mercados, e a revolução tecnologia constituem desafios extremamente complexos que se colocam às pequenas e médias empresas. O papel do INFEIRA consiste em ajudar os seus clientes a desenvolver estratégias para enfrentar esses desafios”, antecipa José Carlos Silva.

O INFEIRA conta com uma vasta equipa externa de consultores e formadores para apoiar as suas atividades. Esta equipa “ascende às duas centenas de pessoas com competências específicas em diversas áreas de atuação”, o que lhe permite “assegurar um serviço de qualidade em todo o território nacional”, garantem, ainda, os dois responsáveis pelo INFEIRA.

Revista Actualidad€, Câmara do Comércio e Indústria Luso-Espanhola

Fevereiro 2015, Nº212