Lesões Musculosqueléticas | Campanha Europeia 2020-22

Lesões Musculosqueléticas

Campanha 2020-22: Prevenção de lesões musculosqueléticas (LME) relacionadas com o trabalho

As lesões musculosqueléticas (LME) continuam a ser prevalentes nos problemas de saúde relacionados com o trabalho, na Europa. Nesse sentido, as posturas estáticas ou forçadas, movimentos repetitivos, movimentação manual de cargas e vibrações são alguns dos riscos associados às LME. Assim, torna-se primordial aumentar a sensibilização no que respeita às formas de prevenção no âmbito destas lesões.

Então, nasce a Campanha Europeia 2020-22 “Locais de trabalho saudáveis: aliviar a carga” que, assenta numa visão de conjunto das causas deste problema persistente, visa divulgar informação de qualidade sobre esta matéria, estimulando uma abordagem integrada para gerir o problema e oferecer ferramentas e soluções práticas que possam ajudar nos locais de trabalho.

Promoção de Ações Inspetivas

Ao mesmo tempo, no ano de 2022, o Comité dos Altos Responsáveis da Inspeção do Trabalho (CARIT) associa-se a esta campanha da EU-OSHA levando a cabo uma ação de inspeção e execução no quadro da prevenção das lesões músculo-esqueléticas nos Estados-Membros.

Do mesmo modo, a ACT promoverá, no decorrer deste ano, um conjunto de ações inspetivas nos locais de trabalho procurando concretizar os objetivos da campanha.

Aceda aos materiais da campanha EU-OSHA e aos materiais da ação inspetiva CARIT.

Responsabilidade Social

O INFEIRA associa-se mais uma vez a esta campanha lançada com o intuito de enriquecer os espaços de trabalho tendo em atenção as Lesões Musculoesqueléticas!

Campanha Agência Europeia SST – Healthy Workplaces LIGHTEN THE LOAD – Musculoskeletal disorders (2020/2022)

Poster oficial da campanha em: https://healthy-workplaces.eu/en/tools-and-publications/campaign-materials

Visite ainda o curso de Ergonomia no Trabalho e Ginástica Laboral e o serviço de Avaliação de Riscos ao Nível das Lesões Musculoesqueléticas e promova a Segurança e Saúde no Trabalho.

    Nome (*)

    Email (*)

    Assunto (*)

    Mensagem (*)