Viagens com alma

reader viagens com alma INFEIRA

INFEIRA aprova projecto Viagens com alma em torno da herança de Cluny na Diocese do Porto

O projecto Viagens com Alma em torno da herança de Cluny na Diocese do Porto envolve o levantamento de sítios Cluniacenses, a inventariação do património (material e imaterial) associado e criação de percursos turísticos – visitas guiadas (em áudio-walks e instalações multimédia) e plataformas de registo e georreferênciação de material inventariado, com recurso a técnicas artístico-tecnológicas.

Pretende-se a captação e sensibilização de novos públicos/visitantes, através da utilização de um inovador meio de comunicação, igualmente artístico e pedagógico. Recorre-se às memórias dos sítios, cujo conteúdo será contextualizado pelo momento histórico em que os movimentos de Cluny apareceram na Europa e em Portugal, fazendo analogia com a realidade dos dias de hoje e dando ênfase à intemporalidade/ contemporaneidade dos temas tratados relevantes para a coesão cultural europeia. Cluny surge como exemplo para ilustrar o diálogo europeu e o enriquecimento cultural recíproco – principal objectivo da União Europeia.

Pretende-se realçar a dimensão europeia dos bens culturais, monumentos, paisagens naturais/espaços urbanos e locais históricos/espaços de memória, testemunhos da história/heranças comuns europeias, de modo a reforçar a adesão dos cidadãos à identidade europeia.

Este é um projecto de cruzamento entre identidade cultural, inventário religioso e turismo que utiliza a arte como factor integrador. A comemoração dos 1100 anos de Cluny é a oportunidade para cimentar uma rede de parceiros – Visões Úteis Associação e Federação Sítios Cluniacenses, Câmaras Municipais, Direcção Regional da Cultura, Rota do Românico do Vale do Sousa e BTM-Travel – Viagens & Turismo, Lda. O evento de abertura do projecto ocorreu a 27 de Outubro de 2010.