Recomendações para gestores de organizações em plena pandemia (COVID-19)

Recomendações Gestores COVID

Recomendações para gestores de organizações em plena pandemia (COVID-19)

O INFEIRA pretende ajudá-lo, deste modo deixámos de seguida algumas recomendações para os gestores de organizações que estejam com dificuldades em ultrapassar o COVID-19!

Se é O ou UM dos responsáveis por gerir uma Organização, encontra-se numa situação muito desafiante e exigente:

  • Precisa de criar estratégias de adaptação, redução ou suspensão temporária da atividade da organização, ajustando-se às novas realidades decorrentes da pandemia COVID-19 e dos seus impactos.
  • Tem de lidar com múltiplas fontes de pressão – cumprimento das medidas decretadas pelo governo, acesso limitado a recursos, gestão financeira e dos recursos humanos da organização.

Sendo que a situação que enfrentamos atualmente é temporária, espera-se, no entanto, que persista durante um período razoável (e as suas consequências ainda mais). Por conseguinte, é necessário que os gestores cuidem da organização e dos seus colaboradores, quer do ponto de vista organizacional, quer do ponto de vista humano, assegurando que são capazes de manter a produtividade e a saúde psicológica. É igualmente fundamental que os gestores cuidem de si próprios.

Assim, partilharemos nas próximas comunicações as Recomendações da OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses) aos Gestores, para melhor lidarem com a atual crise do Covid-19.

A Tecla 4

A crise pandémica pode gerar medo e angústia. Vivenciar stress e ansiedade por períodos prolongados, e num cenário de incerteza, pode ser difícil e pode pôr à prova a nossa resiliência psicológica.

Pedir ajuda é um ato de coragem, mas é preciso que alguém esteja lá para ouvir.

A linha de aconselhamento psicológico na Linha SNS24 (Tecla 4) funciona 24 horas por dia, e constitui uma resposta nacional de apoio quer aos profissionais de saúde, proteção civil e forças de segurança, quer à população em geral. Esta linha resulta de uma parceria entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Ordem dos Psicólogos Portugueses com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Saiba mais em: https://www.tsf.pt/programa/sem-medo-do-medo/emissao/linha-de-aconselhamento-psicologico-sns-24-12049970.html

O Infeira tem um serviço de Coaching Psicológico e de Avaliação de Riscos Psicossociais que poderá ajudá-lo a avaliar a sua ansiedade e a definir estratégias organizacionais e individuais mais eficazes para lidar com o stress e os riscos psicossociais que se acentuarão neste período.

Artigo elaborado por :

Gaspar Ferreira – Consultor do Infeira. Psicólogo (CP OPP 11013). Especialista em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Membro da APA-American Psychogical Association.