PROMOÇÃO DE VINHOS EM MERCADOS DE PAÍSES TERCEIROS | CANDIDATURAS ABERTAS
Estão abertas as candidaturas para incentivos do Programa de Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros. O período de inscrição ocorre entre 14 de novembro e 18 de dezembro de 2017 para ações de promoção de vinho a realizar no ano de 2018. O Programa de Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros destina-se a empresas/organizações de produtores, associações profissionais e organismos interprofissionais e públicos que estejam relacionadas ao setor do vinho e inscritas no IVV e sem dívidas perante este instituto. Por Países Terceiros, considerados prioritários entendem-se mercados como: Angola, Moçambique, Canadá, EUA, Brasil, Colômbia, México, Venezuela, Noruega, Rússia, Suíça, Ucrânia, China (incluindo Macau, Hong Kong e Taiwan), Coreia do Sul, Japão e Singapura. Entre muitas despesas, no Programa de Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros, são consideradas como elegíveis:
- Ações de Formação;
- Ações em Ponto de Venda;
- Comunicação,
- Divulgação e Publicidade;
- Participação em Feiras e Eventos;
- Refeições Vínicas e Provas;
- Visitas aos Mercado;
- Visitas Inversas;
- Estudos de Mercado
- Estudo de Avaliação de Resultados.
Ao longo das diversas edições do concurso relativo ao Programa de Promoção de Vinhos a Mercados de Países Terceiros, verifica-se que as exportações têm vindo aumentar acima da casa dos 40%, tal como se observou no exemplo mais recente em que se assistiu a um aumento de 45% nas exportações de vinhos da Península de Setúbal, em que 98% do volume total de vinho foi exportado para fora da União Europeia, no qual se salientou o mercado Angolano com um aumento de 371,4% face ao período homólogo. Se o volume de exportações se mantiver, o ano de 2018 baterá recordes de vendas nos diversos mercados e em especial no mercado brasileiro.