Programa Formação PME

FORMAÇÃO PME

O Programa Formação PME está na moda!

Programa Formação PME está na moda

(Legenda da foto: Manuel Serrão, administrador da Selectiva Moda, António Pêgo, diretor da Formação e Conhecimento na AEP, e Raquel Araújo, técnica da Unidade de Gestão do programa na AEP, na sessão com alguns dos empresários no Espaço MUUDA, no Porto.)

O programa com que a AEP está a transformar as práticas de gestão das PME nacionais continua a alargar a sua ação nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve, tendo sido conquistado a adesão de um grande conjunto de empresas de moda e também do setor agrícola, entre outras. O Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho, a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) e a Associação Selectiva Moda protagonizaram as mais recentes sessões de lançamento do programa de formação para as empresas suas associadas, em colaboração com a AEP – Associação Empresarial de Portugal.

Nos últimos dias de Novembro, as três entidades formalizaram a adesão ao Programa Formação PME, sendo que os casos da AJAP e da Selectiva Moda representam estreias nesta rede de cooperação com a AEP que vai já na 7ª edição e continua a crescer.

Contemplando para já um total de 25 empresas (10 do Norte e 15 do Centro), esta primeira adesão da Selectiva Moda a um programa de formação-ação vai abranger cerca de 800 formandos.

É motivo de especial satisfação participar num projeto coordenado pela AEP”, declarou Manuel Serrão, administrador da Selectiva Moda, realçando desde logo a ”excelente colaboração e cooperação entre as duas entidades”. O dirigente empresarial considera mesmo que “o apoio da AEP no arranque do projeto da Selectiva Moda tem sido determinante para ultrapassar as naturais dificuldades de uma entidade que inicia um programa que lida com diversas empresas e que concilia Consultoria e Formação aplicada nas empresas e para as empresas”. Essas caraterísticas serão, aliás, responsáveis por as empresas da área da Moda se terem mostrado ”muito interessadas” em participar no programa, tendo em conta que ele “financia a solução de muitos problemas concretos com que as empresas se deparam e que, neste momento particularmente difícil da economia, não disporiam de meios próprios para suportar por si só os respetivos investimentos necessários”, destaca Manuel Serrão.

O administrador da Selectiva Moda aproveita para lançar uma sugestão a propósito do Programa Formação PME, verbalizando uma vontade já manifestada por vários empresários de diferentes ramos no sentido de o programa, financiado pelo POPH, poder vir a ser alargado a empresas acima dos 100 trabalhadores, “já que isso permitiria abranger um maior número de empresas do nosso setor”.

Jovens Agricultores estreiam-se no Programa

Também a AJAP se estreia no Programa Formação PME com esta 7ª edição e, juntamente com a AEP, assinalou o momento em cerimónia realizada nas instalações da Casa do Douro, no Peso da Régua.

Além da técnica Raquel Araújo (AEP) e da consultora Maria João Correia, a cerimónia contou com a participação de Horácio Monte, coordenador do projeto na AJAP, e de Tiago Silva, diretor da associação.

Perante os jovens empresários do setor agrícola, Tiago Silva destacou que o programa representa uma parceria entre a AEP, a AJAP e cada PME, pelo que “exige um grande comprometimento de todas as partes”.

Refira-se que o total de empresas aderentes nesta fase é de 45 e que serão beneficiados com as ações do programa cerca de 70 formandos.

830 Formandos do Lima e Minho

Entretanto, o Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho renovou a sua aposta na parceria com a AEP para implementar o programa de formação, de modo a “mudar por dentro” as empresas suas associadas.

À cerimónia formal, realizada em Viana do Castelo, compareceram mais de três dezenas de empresários interessados nas ações de consultoria e formação à medida que reforçam as competências de organização e gestão nas PME.

Com a participação de Manuel Biltes, técnico da Unidade de Gestão do FPME na AEP, Luís Ceia, presidente do CEVAL, e Pedro Giestal, gestor do projetos na instituição, o evento dirigiu-se assim a uma importante parcela das empresas da região, sendo que o total de formandos a abranger está estimado em 830 pessoas.

O número é, só por si, expressivo da “importância da formação na qualificação dos colaboradores das empresas e da criação de uma rede empresarial para o desenvolvimento da região”, conforme realçou Luís Ceia.

Fonte: AEP – Formação PME