Opções de Financiamento PME

Financiamento PME INFEIRA PORTUGAL 2020

Incentivos Portugal 2020, linhas de crédito, ‘factorial’ e seguros de crédito são exemplos de Financiamento PME.

Com 25 mil milhões de euros disponíveis até 2020, o Programa Portugal 2020 privilegia as PME que apostem no crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. As produtoras de bens e serviços transaccionáveis que contribuam para o aumento das exportações nacionais são as preferidas na hora da escolha.

Devido ao elevado número de candidaturas na primeira fase (mais de cinco mil), os vale inovação e empreendedorismo estão suspensos, tendo já a AICEP, uma das entidades responsáveis pela aceitação das candidaturas, admitido estar em cima da mesa “uma reorganização” dos instrumentos, com indicadores mais restritivos e critérios de candidatura mais específicos, afirma fonte da AICEP. É também possível que o incentivo seja menor. A ter em conta: em Janeiro abre novo concurso para os vales de internacionalização.

É também nesse mês em que se prevê entrarem em vigor dois fundos geridos pela Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), mais conhecida por banco de fomento, que garante que vão estar disponíveis 150 milhões de euros para ajudar a capitalização das empresas.

Candidaturas a Incentivos Portugal 2020Tanto o Programa Portugal 2020 como o IFD terão como parceiros a banca. Mas o envolvimento dos bancos no apoio a PME vai mais além, na Linha PME Crescimento 2015, com um ‘plafond’ de 1.400 milhões de euros; na Linha Bei, com ‘plafond’ de 300 milhões de euros; no IFAP Proder, com um montante global de financiamento de 150 milhões e na mais recente linha de crédito para empresas portuguesas internacionalizadas em Angola, com um ‘plafond’ de 500 milhões de euros.

Fora dos apoios públicos, existem soluções financeiras que devem ser tidas em conta na hora de exportar ou internacionalizar-se. O ‘factoring’ de exportação, uma ferramenta que antecipa potenciais problemas e fornece soluções para as necessidades de cada empresa, é uma.

Outro instrumento que oferece segurança em caso de incumprimento no pagamento de uma factura, assegura a rentabilidade da empresa e dá confiança a uma instituição bancária para oferecer as melhores condições de financiamento é o seguro de crédito.

Para quem aposta no comércio internacional, é preciso ter também em conta as cartas de crédito, uma garantia de segurança a comprador e vendedor. Consiste numa carta endereçada pelo banco do comprador ao banco representado no país de destino a garantir a antecipação dos custos do comprador, que assim apenas precisa de liquidar a quantia já com a operação realizada.

Também não será de esquecer o papel crescente do capital de risco e dos ‘business angels’ no apoio às ‘start ups’, micro e PME.

Fonte: Económico.pt

INFEIRA - Gabinete de ConsultoriaO INFEIRA é um experiente e reconhecido parceiro na elaboração, submissão, acompanhamento e execução de Candidaturas a Incentivos PME, nas tipologias Internacionalização PMEQualificação PME e Inovação Produtiva, no âmbito do Portugal 2020. Para além da equipa de consultores altamente qualificados e especializados nas diferentes tipologias de incentivos Portugal 2020, dispomos de acreditação para prestação de serviços nas 4 tipologias existentes nos Vales Simplificados.