BRAIN FITNESS pela PSYGYM®

Psygym

BRAIN FITNESS – Não fique parado, faça o seu cérebro mexer!

PSYGYM LOGO - BRAIN FITNESS INFEIRASegundo a Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis para todas as idades», promovida pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, os anos 2016 e 2017 serão cruciais para a sensibilização e promoção do trabalho sustentável e do envelhecimento saudável, desde o início da vida profissional, com especial incidência no contexto do envelhecimento da população ativa.

É exatamente no envelhecimento da população ativa que o conceito de Brain Fitness se enquadra, enquanto solução inovadora focada no sucesso das Organizações.

Atualmente, os benefícios físicos e mentais de uma atividade física regular, mais ou menos intensa, multiplicam-se a outras realidades nunca antes observadas. A longevidade das Organizações tem beneficiado significativamente desta abordagem, e prova disso mesmo é a sua crescente implementação, por parte de Gestores, que reconhecem os benefícios desta prática para os seus colaboradores e, sobretudo, para a longevidade das suas Organizações.

Todavia, ainda é relativamente reduzida a importância dada ao cérebro e ao seu “envelhecimento” natural, resultando na diminuição/perda de funções neuro-psicológicas.
Em termos práticos, regista-se uma progressiva lentificação, menor capacidade de retenção de nova informação, menor flexibilidade mental para a tomada de decisões, diminuição da capacidade de atenção concentrada e diminuição da destreza psicomotora. Este cenário vem conduzindo a um impacto significativamente negativo na performance dos colaboradores e do próprio funcionamento e concretização de objetivos das Organizações.

PSYGYM®

Assim sendo, a proposta da PSYGYM® surge como resposta a este desafio/problema, ainda muito pouco explorado. Este programa inovador, com foco no incremento do impacto do Capital Humano nas Organização, vem justamente chamar a atenção para a necessidade do investimento em colaboradores intelectualmente ativos. Deste modo, todos os envolvidos beneficiarão de uma real oportunidade de superação pessoal e profissional, conduzindo a maiores níveis de motivação, produtividade, inovação, performance e espírito de mudança, perante os desafios e mutações do mercado e das próprias Organizações.
A PSYGYM® posiciona-se no mercado como um Brain Fitness. Por outras palavras, este conceito inovador traduz-se num programa potenciador do Capital Humano nas Organizações, através da abordagem pioneira no desenvolvimento de um Ginásio Cognitivo especializado em programas de estimulação neuro-psicológica aplicada. Para além do real contributo para a saúde mental dos participantes e, consequentemente, com reflexo nos seus índices de produtividade e performance, os programas de estimulação neuro-psicológica visam essencialmente:

  • Manter a atividade intelectual;
  • Aumentar a motivação para uma verdadeira aprendizagem ao longo da vida organizacional;
  • Diminuir as resistências às mudanças;
  • Aumentar a capacidade de aceitação perante novos desafios;
  • Aumentar a pro atividade e a adoção de atitudes positivas;
  • Fomentar a criatividade e o espírito de inovação;
  • Aumentar a flexibilidade mental para a tomada de decisões;
  • Intensificar a capacidade de retenção de nova informação;
  • Incremento da capacidade de atenção e concentração, conduzindo à redução de erros, falhas e, consequentemente, de produtividade.

Portanto, os programas de estimulação neuro-psicológica criados e desenvolvidos pela Psicóloga Social e das Organização, Susana Pereira, em parceria com o INFEIRA, são a solução para retardar significativamente o processo natural do envelhecimento das principais funções cognitivas dos colaboradores. Os workshops temáticos da PSYGYM® focam-se em exercícios de estimulação, não pela abordagem terapêutica, mas sim como importante solução prática perante os atuais desafios impostos aos colaboradores e às Organizações, nos mais variados níveis.Os exercícios com estímulos visuais, auditivos, olfativos e tácteis, estratégica e especificamente criados para estimular as diferentes regiões cerebrais, permitirão trabalhar essencialmente:

  • Atenção e Concentração (atenção seletiva, alternante, dividida e concentrada)
  • Processos Mnésicos (modelo integrativo da memória)
  • Funções Executivas (velocidade de processamento da informação, raciocínio lógico, planeamento, abstração e cálculo.).

Logo Infeira PNGPSYGYM®, através do conceito inovador de Brain Fitness, desenvolvido em estreita parceria com o INFEIRA, pretende conjugar diferentes fatores potenciadores na criação de valor, disponibilizando um conjunto de soluções, de elevada aplicabilidade real, com impactos significativos nas diferentes dimensões que afetam a longevidade das Organizações, nomeadamente o da performance. Uma vez mais, o estabelecimento de parcerias focadas na criação de valor, as relações de proximidade e o conhecimento aprofundado do mercado permitiram disponibilizar, em antecipação, uma resposta/solução perante as diferentes necessidades das Organizações e seus colaboradores.

Câmara do Comércio e Indústria Luso Espanhola

Consulte o artigo da parceria desenvolvida pelo INFEIRA e a PSYGYM®, publicado no site da Câmara do Comércio e Indústria Luso Espanhola (CCILE).