Formação Profissional Portugal 2020

FORMAÇÃO PROFISSIONAL PORTUGAL 2020

As Candidaturas a Incentivos Portugal 2020 consideram como elegíveis as despesas com a Formação Profissional, sendo concedido um incentivo não reembolsável.

Aos custos elegíveis de Formação Profissional é aplicada uma taxa base de incentivo de 50%, acrescida de algumas majorações.

Aos custos elegíveis de Formação Profissional Portugal 2020, é aplicada uma taxa base de incentivo de 50%, acrescida das seguintes majorações, não podendo ultrapassar os 70%:

  • 10 p.p. se a formação for dada a trabalhadores com deficiência ou desfavorecidos;
  • 10 p.p. se o incentivo for concedido a médias empresas;
  • 20 p.p. se for concedido a micro e pequenas empresas.

Segundo a classificação do IAPMEI,

classificacao pme iapmei

Definição PME – IAPMEI

Consideram-se as seguintes Despesas Elegíveis, desde que diretamente relacionadas com o desenvolvimento de um projeto, no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação, Internacionalização e Inovação Produtiva:

  • Custos do pessoal, relativos a formadores, para as horas em que os formandos participem na formação;
  • Custos de funcionamento relativos a formadores e formandos diretamente relacionados com o projeto de formação, como despesas de deslocação, material e amortização dos instrumentos e equipamentos, na medida em que forem exclusivamente utilizados no projeto de formação em causa;
  • Custos de serviços de consultoria associados ao projeto de formação;
  • Custos de serviços de consultoria associados ao diagnóstico do Plano de Formação (Serviços INFEIRA);
  • Custos do pessoal, relativos a formandos, e custos indiretos gerais, relativamente ao número total de horas em que os formandos participam na formação.

PLANO DE FORMAÇÃO

NOTA: A componente de Formação Profissional de Recursos Humanos, presente no Plano de Investimentos e associada à participação de empresários, gestores e trabalhadores das empresas em ações de formação, tem obrigatoriamente que estar associada e devidamente enquadrada nos investimentos em causa.
O INFEIRA dispõe de uma vasta experiência na elaboração, submissão e acompanhamento de Candidaturas a Incentivos PORTUGAL 2020. Para além disso reconhecemos a Formação Profissional como um importante instrumento de criação de valor, tanto para os trabalhadores como para as empresas.
 
 

Verificação