Revisão ISO 9001 2015

Revisão ISO 9001 2015 INFEIRA

A Revisão ISO 9001 2015 visa permitir maior facilidade de integração dos diferentes sistemas de gestão.

A Revisão ISO 9001 2015 (e 14001) tem como objetivo reflectir os ambientes cada vez mais complexos em que as organizações actuam, disponibilizando uma mesma estrutura para os próximos dez anos. Serão tidos em consideração alguns aspetos essenciais como a melhoria do seu desempenho e refletindo melhor os interesses dos colaboradores, clientes e outros stakeholders.

As organizações já certificadas por estas normas terão necessariamente que fazer a transição e enfrentar novos desafios, nomeadamente gerir a mudança – quer de atitude por parte das suas pessoas quer provavelmente de políticas, objectivos e processos – para que os resultados sejam os esperados e pretendidos por todas as partes envolvidas.

Para além das alterações acima referidas, a Revisão ISO 9001 2015 trás um conjunto alargado de vantagens destinado a beneficiar, não só as Organizações já certificadas, mas também as Organizações que ainda não se encontram abrangidas por esta norma. De salientar:

  • Menor ênfase nos documentos necessários
  • Maior ênfase em alcançar objetivos propostos
  • Necessidade de focar mais na obtenção de resultados e menos em documentação
  • Bom-senso em auditar requisitos subjetivos, isto é, há uma maior preocupação em acabar com as auditorias que se focam numa análise tipo cláusula-por-cláusula
  • Maior preocupação no Entendimento do Negócio da Organização, ou seja, analisar o negócio em que a Organização se insere é agora um foco importante, evitando uma implementação “cega”.
Beneficie da nossa experiência de mais de 20 anos na implementação e auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade (e não só!). Para mais informações acerca dos nossos serviços consulte a nossa página de Sistemas de Gestão e Certificações ou entre em contacto connosco.