Incentivos à Internacionalização liderados pela Indústria

Incentivos à Internacionalização INFEIRA

Incentivos à Internacionalização (Portugal 2020), têm sido direcionados essencialmente à indústria.

A indústria tem registado um crescimento significativo no número de empresas portuguesas exportadoras. O volume de negócios internacionais aumentou em mais de 2 mil milhões de euros. Em 2013, num universo de 280 mil, havia 49 mil a exportar, mais 13 por cento do que em 2010. Em muito têm contribuído os incentivos à internacionalização, para o alcance destes números.

O Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (Compete 2020) e os programas regionais, com dois concursos já encerrados, registaram 1049 projetos aprovados de micro, pequenas e médias empresas.

Com estes incentivos à internacionalização e à qualificação das PME, prevê-se que venham a ser criados 282 postos de trabalho, levando a um aumento do volume de negócios internacionais das empresas na ordem dos 2155 milhões de euros.

As empresas do Norte do País e de base industrial são as que mais aproveitaram os incentivos à internacionalização e à qualificação, que rondam os 150 milhões de euros.

A aposta na inovação, na internacionalização e na qualificação é notória também, por exemplo, no setor do calçado, que exporta anualmente mais de 95 por cento da sua produção para mais de centena e meia de países.

Até 2020, segundo a associação do setor (APICCAPS), as empresas querem investir cerca de 160 milhões de euros: 70 milhões de euros no reforço da internacionalização, 50 milhões na área da inovação e 36 milhões para a qualificação.

Para alcançar estes objetivos, recentemente divulgados na maior feira mundial desta atividade, em Milão, o setor do calçado – cujas exportações no ano passado atingiram o valor máximo de 1978 milhões de euros – espera incentivos à internacionalaização da ordem dos 30 por cento da parte dos programas do Portugal 2020.

Fonte: Negócios

Candidaturas a Incentivos Portugal 2020Os incentivos à internacionalização, no âmbito do PORTUGAL 2020, têm como objetivos reforçar a capacidade de internacionalização das PME, promovendo o desenvolvimento de novos modelos e processos de qualificação das PME para a internacionalização, através da valorização da competitividade, assim como, aumentar a qualificação dos ativos das PME, relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização, de modo a potenciar o desenvolvimento de atividades produtivas com forte incorporação de valor acrescentado nacional.

O INFEIRA é um experiente e reconhecido parceiro na elaboração, submissão, acompanhamento e execução de candidaturas a incentivos à internacionalização, qualificação e inovação produtiva, no âmbito do Portugal 2020. Para além da equipa de consultores altamente qualificados e especializados nas diferentes tipologias de incentivos Portugal 2020, dispomos de acreditação para prestação de serviços nas 4 tipologias existentes nos Vales Simplificados.