Formação PME

Formação PME - INFEIRA

Programa Formação PME

1. O que é o Programa Formação PME
O Programa Formação PME é constituído por acções de consultoria e de formação ajustadas a micro, pequenas e médias empresas, até 100 trabalhadores. Deste modo, tanto a modalidade de consultoria como de formação oferecem uma solução à medida das necessidades das empresas, de forma a que desenvolvam competências para “saber” fazer, uma vertente assumidamente orientada para a obtenção de resultados.
Estas intervenções são ancoradas nas próprias necessidades da empresa e desenrolam-se no contexto real de trabalho, sendo levadas a cabo pelo empresário e pelos seus colaboradores , com o apoio de Consultores e Formadores especialistas.

2. Objetivo do Programa
Promover a competitividade das micro, pequenas e médias empresas, através do desenvolvimento sustentado das formas de organização e gestão (análise e planeamento estratégico da empresa durante os processos de consultoria formativa) e do aumento do nível de qualificação dos activos (formação).

3. Quem pode participar no programa
Podem candidatar-se ao Programa empresas, com número de trabalhadores Igual ou Inferior a 100, de todos os sectores de actividade. cujos gestores e colaboradores se sintam motivados e disponíveis para participarem num processo de desenvolvimento das suas competências, individuais e da organização como um todo.
As empresas só podem ser seleccionadas para uma nova intervenção, no âmbito da Tipologia de Intervenção 3,1.1 “Programa de Formação – acção para PME”, decorridos três anos a contar da conclusão da sua anterior participação.

4. Metodologia de Acção

A intervenção nas empresas é desenvolvida com recurso à metodologia de formação – acção é executada por equipas de consultores e formadores devidamente qualificadas, mediante um plano de trabalho à medida de cada empresa, contemplando o seguinte ciclo/estrutura de intervenção:

formação-pme-metodologia

A duração da intervenção tem em conta as necessidades e a dimensão de cada empresa , não podendo exceder um ano de trabalho efetivo e um máximo de 300 horas de consultadoria e formação.

5. O Programa disponibiliza 2 medidas ajustadas às necessidades das empresas

– PME Integral
Empresas que pretendam uma intervenção global sobre todos os processos de gestão. A intervenção compreende as fases de diagnóstico, elaboração de plano de desenvolvimento e implementação de medidas.

– PME Especialização
Para as empresas com interesse numa intervenção sobre uma área especifica da gestão ou no apoio a um projecto, A título de exemplo; Sistemas de Gestão da Qualidade, Sistemas de Saúde Higiene e Segurança no Trabalho, Inovação, Internacionalização, HACCP…

6. Benefícios

Apoio no diagnóstico da gestão e na elaboração de um plano de desenvolvimento,
Apoio na execução de medidas de desenvolvimento;
Consultoria Individualizadas na empresa;
Formação à medida para gestores e colaboradores;
Apoio na implementação de sistemas de Qualidade, Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, entre outros;
Inovação e Internacionalização, etc…
Apostando na qualificação e na valorização dos profissionais e na organização interna das empresas, o Programa Formação PME tem registado numerosos casos de sucesso ao longo das suas anteriores edições.
Desde 1997 e até 2008 já participaram 2801 empresas.

7. Condições de Participação

Podem participar as empresas que, tendo sido selecionadas, demonstrem estar regularmente constituídas e evidenciem ter a situação contributiva regularizada com a Segurança Social e a Fazenda Pública.
A participação no Programa não implica qualquer custo financeiro directo para a empresa, mas obriga ao cumprimento do regime de auxílios de Minimis.
O programa é executado sob orientação e supervisão da AEP a partir de um conjunto de entidades beneficiárias.

ENTRE EM AÇÃO!

VALORIZE A SUA EMPRESA.

INVISTA NOS SEUS RECURSOS HUMANOS.

Fonte: Programa Formação PME, AE