Empresários em Formação

Medida Cheque Formação IEFP INFEIRA

1º Encontro de Empresários em Formação – 7 de Dezembro de 2011

 Empresários em Formação encontram-se na Exponor

Os primeiros participantes na fase-piloto da Iniciativa Formação de Empresários vão à Exponor reflectir sobre a experiência que viveram. “Formação para o sucesso” é o mote do encontro que, a 7 de Dezembro, reúne especialistas em formação, competitividade e internacionalização.

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) promove na tarde do próximo dia 7, no Centro de Congressos da Exponor, em Matosinhos, o 1.º Encontro de Empresários em Formação, espaço de reflexão e partilha que fica a assinalar o encerramento do projecto-piloto da Iniciativa Formação para Empresários (IFE), lançada em Março do ano passado, pelo Governo, ao abrigo do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).
No encontro, com o tema “Formação para o sucesso”, são esperados muitos dos 1.396 empresários de micro, pequenas e médias empresas, dos mais variados sectores de actividade e das regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve, que foram protagonistas da primeira experiência formativa levada a cabo, ao longo de mais de um ano, ao abrigo da IFE.
A receptividade do tecido empresarial foi boa e a AEP – que opera como organismo intermédio com responsabilidades ao nível da gestão técnica, financeira e administrativa, encabeçando uma rede de 28 outras associações (empresariais e de desenvolvimento regional), centros tecnológicos e de formação e instituições vocacionadas para a inovação e o empreendedorismo – entendeu por bem partilhar em público os resultados conseguidos.

A satisfação dos empresários participantes é generalizada e tem tradução prática no incremento das suas competências em matéria de gestão e no aumento dos índices de competitividade, modernização e capacidade de inovação das suas empresas.
O programa do encontro da Exponor contempla, por isso, um espaço de partilha de casos de sucesso, apresentados, na primeira pessoa, por empresários que usufruíram da IFE.

Antes, haverá um painel sobre “Formação de empresários, competitividade e internacionalização”. Intervirão Rui Fiolhais, gestor do POPH, Manuel Avelino de Jesus, economista e professor no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, e Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente da AEP. A abrir, falará António Pêgo, director de Formação e Conhecimento da AEP.
Haverá ainda lugar à entrega de certificados às 28 entidades beneficiárias da IFE parceiras da AEP e que na operacionalização do projecto-piloto desempenharam um importante papel: a charneira com as empresas e os empresários envolvidos nesta experiência.

No encerramento, estará José António Barros, presidente da AEP, aguardando a organização a presença de um membro do Governo.
Adoptando a metodologia da formação-acção, a intervenção que agora chega ao fim integrou uma componente de aconselhamento individualizado e outra de formação em “Liderança e organização do trabalho”, “Instrumentos de apoio à gestão” e “Estratégia”. Foram investidas 67.303 horas de consultoria e 8.891,5 horas de formação, contemplando as vertentes de aquisição e de aprofundamento de competências.

A maioria dos empresários avaliou a IFE como positiva, destacando o impacte que teve no quotidiano das suas empresas. Tanto a consultoria como a formação receberam a classificação de “Bom” da maioria significativa dos participantes. A iniciativa merece recomendação a 96,8% deles e 89% reconhecem terem ocorrido mudanças positivas nas suas práticas de gestão. Associam tais mudanças, principalmente, ao relacionamento com os colaboradores, à visão do negócio e ao manuseamento de ferramentas de gestão.

Os empresários que participaram na IFE confirmam também que possuem hoje acrescidas capacidades para definir objectivos e calcular riscos, sentem-se mais apetrechados para enfrentar com êxito novos negócios e novos mercados e comunicam melhor com os colaboradores.