Análise de Riscos Psicossociais

ANÁLISE DE RISCOS PSICOSSOCIAIS

Regra geral, as empresas têm vindo a preocupar-se com a Segurança e Saúde no Trabalho (SST), com fatores de risco e doenças profissionais relacionados com a componente física que as afeta diretamente. Saúde no trabalho não se limita, nem se pode limitar, aos ditos riscos “tradicionais”. Os Riscos Psicossociais podem ser avaliados e geridos da mesma forma sistemática que os outros riscos SST. Além disso, os benefícios de gerir os Riscos Psicossociais, e o stress relacionado com o trabalho, compensam, visivelmente, os custos de implementação em empresas de qualquer dimensão.

Torna-se urgente tratar o Stress, não como algo que é consequência das vivências e das urgências do mundo atual, mas como um efeito negativo da gestão e organização das empresas e das pessoas que as compõem. Prova disso é a campanha de 2014/2015 coordenada pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho e a crescente preocupação do ACT nas suas inspeções.

Neste sentido, o INFEIRA dispõe um alargado conjunto de serviços que permitirão uma correta e profunda Análise de Riscos Psicossociais.

Serviços:

  • Avaliação de Riscos Psicossociais, especialmente a exposição combinada a riscos ergonómico-psicossociais, tendo em conta o uso de metodologias específicas, técnicas, instrumentos e modelos de análise (nomeadamente questionários, entrevistas individuais e de grupo, listas de verificação, dados relativos ao absentismo e à saúde e outros), mais adequados a cada contexto contando com a participação dos trabalhadores e dos seus representantes;
  • Apoio na definição de um plano de ação;
  • Apoio na implementação do plano de ação;
  • Apoio na avaliação do plano de ação;
  • Apoio na identificação das necessidades de Formação.

Consulte o Curso de Riscos Psicossociais, disponível no nosso Plano de Formação.

 
 
 

Verificação